Translate

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Minha opinião sobre a politica anti-drogas

Todo dia eu vejo pipocar matérias no jornal sobre novas cracolândias que são abertas, e milhares de zumbis frequentando esses locais.
Aí a mídia denuncia, o Governo mete a puliça lá, disparam meia dúzia de tiros, prendem alguns, recolhem outros, espantam os que sobraram. e Fim de papo. Será?
Obviamente isso não funciona, nunca funcionou e nao funcionrá. Eu sei, você sabe e, principalmente, o governo sabe. Então porque nada de diferente é feito?
Fato de que a política anti-drogas que o Governo adotou é falha, não funciona. Desarticular quadrilhas de traficantes, estourar laboratórios, nada disso adianta, se adiantasse, não cresceria o número de usuários, anualmente dessa maneira assustadora.
Sabe aqueles filmes de zumbis, onde todos são infectados? Vejo o craque com os mesmos olhos. É uma doença, assim como alcoolismo e tabagismo, só que bem pior.
A melhor política contra isso, na minha humilde opinião, é trabalhar na política de redução de danos (quem assistiu ao documentário Tabu, produzido pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso sabe o que eu to falando). Onde o Governo entende que é mais fraco que o vício e busca estratégias mais eficientes, para tratar esse usuário. Como?
Oferecendo locais para a pessoa se drogar por exemplo. Loucura? Até que não. A Suíça por exemplo, adotou essa postura, Nesses locais, além de serem fornecidos os objetos para a pessoa se drogar, sem afetar sua saúde mais ainda (como contágio de outras doenças) a pessoa encontra apoio psicológio e social, muitos ja deixaram de se drogar por conta disso. E sim, batalhar a criança desde muito nova, semanalmente os malefícios, e sim, ser bastante cruel, mostrar fotos de como fica, levar para passeios em clínicas, mostrar desde cedo o problema como ele é realmente, nú, cru, sem disfarce.
Há uma glamourização em torno das drogas que mais atrai do que repele o jovem, e porque? Por falta do real conhecimento da realidade...
Enquanto o Governo nao entender que PERDEU a guerra contra o usuário o problema só tende a piorar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário